Logo - MF Gums (19) 3245.7102

Novidades



Dicas de Armazenamento

19/3/2012

O correto armazenamento dos produtos alimentícios é fundamental em qualquer residência. Devem ser observadas e mantidas as condições satisfatórias de controle de temperatura, limpeza, rotatividade e ventilação para a manutenção dos bons padrões de higiene. Para a correta manutenção deve-se observar os diversos tipos de alimentos (secos, congelados, refrigerados) e os diversos locais destinados para eles. 

Armazenamento de produtos secos

- Deve ser um lugar seco, fresco, bem arejado e iluminado, mantido sempre limpo e desinfetado.

- Recipientes móveis, com tampa, devem ser destinados aos alimentos secos para evitar que estes fiquem longe de larvas e insetos.

- As prateleiras não devem ser fundas demais, para reduzir a possibilidade de se perderem alimentos na sua parte de trás, levando ao seu apodrecimento e possível contaminação de outros produtos ali armazenados.

- Qualquer produto derramado deve ser imediatamente limpo.

- Os produtos enlatados devem ser examinados, procurando-se por latas amassadas, enferrujadas, alimentos atacados por infestação, fora do prazo de validade, antes do armazenamento.

Armazenamento de frutas, verduras e legumes

- As folhas devem ser guardadas sempre lavadas, de preferência envoltas em sacos plásticos ou tapeware. 

- As frutas e os legumes devem estar em um ambiente frio, mas  não tão frio a ponto queimar. É indicada a gaveta de baixo da geladeira, mas ambos pedem algum invólucro acondicionador.

- Diariamente deve-se fazer um exame cuidadoso da condição das frutas, verduras e legumes armazenados, pois são de fácil deterioração.

Armazenamento de alimentos congelados

- Deve-se certificar de que as borrachas de vedação das portas do freezer estão em perfeito estado de conservação, e de que ele está funcionando na temperatura correta.

- Deixar sempre um espaço entre as gavetas para que o ar possa circular, levando o ar frio para todas as partes do freezer.

- Verificar prazo de validade dos alimentos.

- Jamais recongelar alimentos que foram descongelados e não chegaram a ser usados.

- Descongelar sempre os alimentos no refrigerador, e manter os alimentos acondicionados para evitar que eles não se queimem com o frio do freezer.

Fonte: http://www.nutricaoemfoco.com.br


MF Gums Sistemas Termoisolantes

Rua José Colomban, 140 - Pq. Via Norte - CEP 13065-083 - Campinas/SP
(19) 3245.7102 - contato@mfgums.com.br